NeTRuK MuSiC
Blog de Musica da Rede NeTRuK
sexta-feira, maio 04, 2007
Carla Bley na Casa da Música
Carla Bley regressa ao Porto já este Domingo para um concerto na Casa da Música, com o seu grupo The Lost Chords, agora transformado em quinteto.
Nesta digressão, The Lost Chords trazem novas composições escritas por Carla Bley propositadamente para o novo projecto com o trompetista italiano Paolo Fresu, que farão parte do seu próximo disco, para além de peças mais antigas adaptadas ao novo grupo.
Neste concerto, a pianista actua com Andy Sheppard no saxofone, Steve Swallow no baixo, Billy Drummond na bateria e o novo membro Paolo Fresu, no trompete.
Carla Bley é uma figura cimeira do jazz contemporâneo, e também uma das poucas mulheres que se distinguiram neste meio musical como compositoras, instrumentistas e chefes de orquestra.
Nascida em Oakland, em 1936, estudou música com o seu pai, professor de piano e organista de igreja, mas fez quase toda a sua formação como autodidacta.
Por influência do seu primeiro marido, o pianista canadiano Paul Bley, começou a compor em 1957.
Com o segundo marido, o trompetista Mike Mantler, criou a Jazz Composers Guild Orchestra, conhecida simplesmente como Jazz Composers Orchestra.
Em 1966, Carla Bley e Mike Mantler fundaram a Jazz Composers Orchestra Association (JCOA).
Em 1969, Bley compôs e fez arranjos para a Liberation Music Orchestra de Charlie Haden, concluindo, em 1971, a sua ópera Escalator Over The Hill, para uma orquestra que incluía Jack Bruce, Don Cherry, Linda Ronstadt, Gato Barbieri, John McLaughlin, Dewey Redman e Charlie Haden, entre outros, tudo músicos de renome.
Este trabalho valeu-lhe a atribuição do Disque de Jazz em 1973, o mais prestigiado prémio francês.
Ao longo de uma carreira que já abrange cinco décadas, Carla Bley afirmou-se como uma das personagens mais activas no mundo das "big bands", dirigindo e compondo tanto para estas formações como para agrupamentos de música de câmara e de jazz.
The Lost Chords tem origem num dueto que Carla Bley formou há anos com Steve Swallow, seu companheiro há duas décadas, e que, com a entrada de Andy Sheppard e Billy Drummond, se tornou num quarteto, com o qual gravou ao vivo o álbum The Lost Chords, em 2003.
"Not in Our Name", que produziu com Charlie Haden/ Liberation Music Orchestra, é o seu último trabalho discográfico, editado em 2005 e já apresentado em Portugal, no último Festival de Jazz de Guimarães, em Novembro último.
A digressão europeia de Carla Bley e "The Lost Chords find Paolo Fresu" começou quarta-feira, na Suíça, vem ao Porto e segue depois para o Mónaco e diversas cidades italianas e francesas.

Etiquetas:

posted by KuRTeN16 @ 16:51  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
PESQUISA
Pesquisa personalizada
Blog Links
    Sign Up Live Alerts
    RSS Feed
    NeTRuK
    NeTRuK SPoRTs
    NeTRuK IMaGe
    NeTRuK CoMiCs
    NeTRuK CuRiOuS
OUTROS LINKS
Previous Post
Archives
Stuff