NeTRuK MuSiC
Blog de Musica da Rede NeTRuK
sexta-feira, maio 04, 2007
Mão Morta estreiam sexta Os Cantos de Maldoror

Os Mão Morta revisitam esta semana o universo de "Os cantos de Maldoror", de Isidore Ducasse.
"Maldoror", que se estreia na sexta-feira no Theatro Circo, de Braga, é um espectáculo-concerto com música original dos Mão Morta, encenação de António Durães, cenografia de Pedro Tudela e vídeo de Nuno Tudela.
A obra que sustenta o espectáculo foi escrita no século XIX por Isidore Ducasse, conhecido pelo pseudónimo de Conde de Lautréamont, e é uma das referências literárias na vida dos Mão Morta.
No espectáculo, o vocalista dos Mão Morta, Adolfo Luxúria Canibal, assume em palco várias posturas, será Maldoror, narrador, leitor, músico.
Tendo como fio condutor a infância, o momento antes do Bem e do Mal, o espectáculo recria em palco um quarto com brinquedos, dentro do universo sombrio e surrealista de Isidore Ducasse.
"É impossível transpor o livro. Transpomos o universo à volta do livro, retirando excertos escolhidos de forma estratégica", referiu Miguel Pedro, o baterista da banda, à Lusa.
No vídeo de apresentação do espectáculo, disponível no portal youtube.com, Adolfo Luxúria Canibal explica que "Maldoror" representa uma ruptura com o que os Mão Morta têm feito.
"Mais do que um trabalho dos Mão Morta, é um espectáculo que é uma soma de diferentes intervenientes", explica o vocalista da banda.
O espectáculo "parte de textos alheios da literatura universal que são interpretados numa espécie de encenação que foge dos cânones habituais do que é um concerto rock", resume o músico.
Para Miguel Pedro, este é um projecto mais ambicioso do que "Müller no Hotel Hessischer Hof", o espectáculo que estrearam em Lisboa em 1997 a partir de poemas do dramaturgo alemão Heiner Müller.
Na altura, foram os próprios Mão Morta que encenaram o espectáculo, enquanto em "Maldoror" convocam uma série de intervenientes exteriores à banda.
"Maldoror" estará no Theatro Circo de Braga na sexta-feira e no sábado, sendo apresentado também no dia 19 no Centro de Artes e Espectáculos de Portalegre.
Os espectáculos em Braga serão gravados em vídeo e áudio para possível edição em DVD.
No final do ano e princípio de 2008, os Mão Morta tencionam apresentar "Maldoror" em cerca de dez cidades portuguesas.
Isidore Ducasse nasceu no Uruguai e morreu em Paris em 1870. A obra "Os cantos de Maldoror", dividida em seis cantos, é a sua obra- prima e é considerada um dos clássicos da chamada "literatura do mal" e uma das primeiras obras do universo surrealista.

Etiquetas:

posted by KuRTeN16 @ 16:29  
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home
 
PESQUISA
Pesquisa personalizada
Blog Links
    Sign Up Live Alerts
    RSS Feed
    NeTRuK
    NeTRuK SPoRTs
    NeTRuK IMaGe
    NeTRuK CoMiCs
    NeTRuK CuRiOuS
OUTROS LINKS
Previous Post
Archives
Stuff